Com a pratica da propaganda, naturalmente haverá mais vendas. Então afinal, seria marketing a venda por propaganda?
Existem os defensores das duas ideias. Um grupo acredita e conversa sobre marketing, sempre se referindo a divulgação do negócio. Têm em sua mente que se trata de anúncios, outdoors, panfletagem, merchandising, usar a roupa da marca etc. Outro grupo defende a ideia que “Quem faz marketing não precisa vender, pois a venda vai acontecer naturalmente”. Este segundo grupo enxerga que os resultados de conversões em venda, gera automaticamente uma conexão direta entre os dois setores, onde marketing e comercial são juntos, etapas que compõe a venda.
Quem está certo?
O primeiro grupo, está se deixando influenciar pela parte visual. Chegou à conclusão que marketing cuida da propaganda porque está em uma posição externa do negócio, então, visualizando de fora, acaba tendo contato com a empresa através das “ações de marketing”. O segundo grupo já possui uma visão mais interna de uma empresa, onde acaba testemunhando os resultados das vendas. São indivíduos que tiveram contato com as estatísticas antes e depois das “ações de marketing”. Mas! A bem da verdade, ambos estão equivocados. Existe um terceiro grupo. O grupo formado por pessoas que trabalham ou estudam sobre o marketing (e que leem conteúdos de valor produzidos pela Universo 117!). Este terceiro grupo sabe que vai muito mais além.
O marketing lida com a Atuação de Mercado. Ou seja, como a empresa vai se comportar, se posicionar, com será a entrega de solução, como vai agir dentro do mercado. Estratégia de sobrevivência. Estudar o ambiente e se adaptar. Estudar o cenário e definir como vai interagir com os demais integrantes do mercado.
Eu diria que marketing é a engenharia de negócios.
Como foi apresentado neste outro post: O Poder do Marketing na Gestão Empresarial; o marketing abrange uma série de áreas, passando por: Produtos e Serviços; Condições Comerciais; Sistema de Distribuição; Valor Agregado; Relacionamento com o cliente; e Comunicação Integrada.
E é apenas neste último, Comunicação Integrada, onde serão exercidas as práticas de Publicidade e Propaganda.
Concluindo
O marketing vai estudar o cenário, identificar as necessidades de consumo (o que o cliente quer), gerenciar o controle de qualidade (definindo como devem ser os produtos e serviços, baseando-se nas pesquisas), garantir o alinhamento comercial com os demais integrantes do mercado (estudando os recursos necessários para a manutenção do exercício de vendas), garantir a satisfação, construir fidelidade e alcançar os demais integrantes de mercado (fabricação; distribuição; venda; consumo).
Ou seja, realizar a manutenção da competitividade. Manter o negócio saudável e performando.
Marketing é Propaganda ou Venda?
Marketing é a otimização de negócio para garantir uma atuação de mercado competitiva. Logo, vai contribuir com a propagação da empresa e com suas vendas.
Marketing é Estratégia!